terça-feira, 5 de agosto de 2008

O princípio da RMAP é ser um limite que se não atingires ela abaixo de 80kt tens que arremeter

XXXXX.Primeiro antes de eu me apresentar contra a RMAP, eu queria tirar as dúvidas q te mandei referente ao acidente da TAM. Vou falar disso pq vc veementemente defendeu q ele aconteceu por a RMAP ainda não estar em uso. Então primero vamos falar do acidente.

Sr. Milán, vc sinceramente, com as hrs q diz ter voado, q o piloto em 15 segundos (tempo desde q o pilot monitoring, como é chamado agora o not fly, percebeu a não entrada dos spoilers até a primeira batida) iria conseguir procurar uma placa com a indicação referente à sua aeronave? A não arremetida foi um fator contribuinte, vc pensou no psicológico dos pilotos? e na parte técnica? em 15 segundos, vc desce condicionado a parar o avião, isso retarda em 1 segundo no mínimo qualquer atitude contrária a isso, vc tem q identificar a pane, leva uns 2 segundos, verificar as alternativas do q fazer(prosseguir ou arremter), leva mais uns 2 segundos, comandar, as manetes pra frente e voltar o flap pra arremetida e esperar o avião responder, mais uns 3 segundos pra fechar o reverso e começar a dar potencia, soma mais 1 segundo pro flap terminar de chegar à posição. 9 segundos demorou pro seu avião começar a atitude de arremter, sobrariam 6. Isso pq eles viraram a aeronave se mantivessem o eixo seria menos. Acredita de verdade q em 6 segundos a aeronave conseguiria potencia suficiente pra arremeter?

Umas das mais preciosas perguntas que já recebi, está aqui agora, Ótimo!

Eu seria irresponsável de falar do porque da não desaceleração da aeronave acidentada da TAM sem ter os dado corretos, por isto eu não faço, não falo do que não sei falo do que sei, da RMAP por exemplo.

Quanto aos quinze segundo: É pouquíssimo tempo quando não estamos treinados para uma determinada pane, mas, infinito quando estamos treinados, sabes quanto tempo uma aeronave leva no chão em uma decolagem? È muito né quando estamos treinados assim como o pouso, mas, se não tivermos é curtíssimo.
O princípio da RMAP é ser um limite que se não atingires ela abaixo de 80kt tens que arremeter, Aí não tens que pensar em pane, é só cumprir, da mesma forma que quando estás decolando e depois da V1 tiveres um monomotor, só tens que continuar a decolagem e confiar que os cálculos matemáticos farão a aeronave sair do chão e passar a 30 pés a cabeceira da pista assim como todos os obstáculos. Eu com a cabeça que tenho hoje não entraria em uma aeronave se não acreditasse que força físicas comprovadas matematicamente fazem a aeronave voar e é isto que estou provando matematicamente que a RMAP faz, a aeronave voar se tiver um monomotor rodando sobre a pista com mais de 80kt, Então como a tripulação estará homologada o fator tempo não é problema psicológico também. Poderás ver no meu blog umas experiências que tive em relação a falta de referencia de distância do final da pista que eu acho que foi o que levou ao acidente e a RMAP é justamente para evitar esta falta de referência, Os primeiro pilotos a voar a noite morreram aí descobriram a desorientação espacial e inventaram o Horizonte artificial, da mesma forma entra a RMAP. è muito fácil colocar como as autoridades tem feito a culpa em quem já morreu! Não sei se respondi tudo?
Roberto Milán
XXXXX.Mas vc concorda comigo que os tempos q relacionei acima, são para uma tripulação altamente treinada, um piloto sem grande experiência, nunca identificaria uma pane em 2 segundos, coloquei tempos bem pequenos. Relacionei aqueles tempos, para ter uma estimada de quanto tempo o grupo moto propulsor teria para iniciar a aceleração, conseguir uma potencia efetiva realmente eficiente, visto q a aeronave já estava em movimento. 6 segundos seriam suficientes para acelerar a aeronave e conseguir atigir a VLOF?
Estamos falando de aeronaves tipo, a tripulação tem que ser treinada para pegar o CHT;A pane não é o foco o foco é a RMAP a Limitação,como em uma aproximação instrumento o foco é a limitação, MDA, DA etc...

A formula Matemática garante assim como a MDA, DA e a V1 garante também etc...
As tripulações , Aeronaves e Pistas estão para a segurança de Vôo e é por isto que estas tem que se adequar as regras de limitações para a segurança de Vôo.


Muito Obrigado pela participação.

Roberto Milán.

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