domingo, 1 de fevereiro de 2009

Explicação da Formula RMAP.

A Formula RMAP é baseada no que já existia, visto que, a V1 é muito eficiente, então eu só à adaptei às minhas necessidades para poder calcular a aceleração da aeronave a partir de um determinado ponto sobre a pista (PLACA RMAP) e com uma determinada velocidade inicial, (80Kt) “limítrofe de alta e baixa velocidade, segundo recomendação ICAO”; No caso do calculo da V1, a aceleração é começada a partir da cabeceira da Pista com velocidade zero e já para à RMAP é a partir da Placa RMAP, desta feita, eu teria que descobrir onde seria colocada a Placa RMAP para proporcionar a mesma segurança proporcionada pela V1, a lógica me dizia que eu teria que mexer com o peso de pouso que normalmente é menor que o de decolagem e com isto, a distancia necessária para atingir a velocidade menor da V1, seria menor,mas, por segurança,no meu projeto RMAP, conservei o Peso máximo de pouso da Aeronave e não o peso atual de pouso da aeronave, por um espaço de um ano, a partir da homologação da RMAP; Assim, garantindo uma maior segurança para a implantação da RMAP.
Para localizar a posição da placa da RMAP é só diminuir do comprimento da pista de pouso (LDA) do resultado da subtração da distancia necessária para atingir à V1 para o peso máximo de pouso da aeronave (Depois de um ano da Homologação será o peso atual de pouso) e desta para o resultado da adição entre 300 metros e a perda (tempo operacional, transformado em metros).O resultado desta operação será a posição da RMAP sobre a Pista.
Existe um “lay out” sobre a aplicação da formula básica da RMAP , publicado de 26/05/2008 no meu Blog. Flight Safety by Roberto Milán.

*300 metros é a distância média que às aeronaves ( não importando sua massa, visto que a potência disponível e diretamente proporcional a massa em virtude da necessária ser também diretamente proporcional a massa) atingem na sua aceleração para atingir uma velocidade de 80Kt.

Roberto Milán

SIMPLIFIED RMAP FORMULA

FORMULA RMAPjmappflapm

( RMAP to Jet aircraft using missing approaching flap without ACRT )

RMAPjm = RWLT – [ MLWV1MappflapLT – ( 300m + X)]
or
RMAPjm = LDA – [ MLWV1 MappflapLT – (300m + X)]

RMAPj ( RMAP to Jet aircraft using missing approaching flap without ACRT )
ACRT ( Automatic Closing Reverser with Thrust power )
LDA (Land distance Available)
X { Meters (m) lost to close the reverser and reaching full thrust power}
M ( Maximum )
LT ( Length )
L (Landing )
W ( Weight )
m (Meter)

Mappflap (Missing approaching flap)

The correction of runway contamination and another correction more are in the V1 values.

*Something more can be including for an other proposal.

Roberto Milán

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