Voo TAM JJ 3568, foge da alçada do empurrador de Manete de Potência (dito, COMANDANTE)
.
Carta de ( um / uma ) passageiro (a) da TAM do Voo JJ 3568 do dia 03/03/2011 que pediu para eu publicar e analisar como é Grave a irrelevância demonstrada pela Segurança de Voo pelo Comandante do Voo.
Segue a Carta:
“““
Senhor Roberto Milán do Blog Flight Safety by Roberto Milán, por favor, publique em seu Blog esta carta aberta aos passageiros do Voo JJ 3568 de 03/03/2011 e analise esta situação fatídica que passamos.
Senhores passageiros do Voo JJ 3568 de 03/03/2011, vocês se recordam quantas vezes ouviram a frase: (“Senhores passageiros queiram por gentileza sentar-se”)
O Avião deste Voo demorou 1 hora para decolar de Brasília para São Luís com escala em Imperatriz. Após muito tempo de espera sem os passageiros terem nenhuma ideia do que estava ocorrendo, o Comandante do Voo anunciou que a demora era devido a um problema de refrigeração dos computadores do avião, (um AirBus 320 ).
Após uma hora de espera o avião decolou de Brasília para Imperatriz.
Em Imperatriz, o problema se repete, só que dessa vez, nós ficamos 4 horas “presos” dentro do avião esperando por uma solução.
Primeiramente o Comandante informou aos passageiros que a espera seria de apenas 5 minutos.
Após muitos e muitos “5 Minutos” os passageiros continuaram sem informação alguma e os comissários apenas diziam que não sabiam nada sobre qual seria a atitude do Comandante, e que também estavam à espera de informações.
Para distrair os passageiros, os comissários começaram a distribuir amendoins e água até que uma comissária perdeu a paciência e disse: “ Agora abusou, não tem mais nem água”.
Os passageiros, já há horas dentro do avião parado no solo em Imperatriz, levantavam-se para esticar as pernas e conversavam entre eles para se distrair e ver o tempo passar mais rápido.
Os comissários começaram a contar e recontar quantos passageiros havia naquele fatídico Voo, e repetiam incessantemente a contagem dos passageiros e pediam que os passageiros ficassem sentados em seus lugares, passava um pouco mais de tempo e claro os passageiros ficavam cansados novamente e logo se levantavam, mas, os comissários esquecendo que estavam tratando com seres humanos e não com máquinas, repetiam a mesma tarefa. Afinal quem consegue ficar 4 horas confinado dentro de um Avião, em um ambiente pequeno e sem dar um pio e privado de água?
Em um determinado momento em que todos os comissários retiraram-se do avião, permanecendo no “cockpit” apenas os pilotos, das poltronas dos passageiros dava para ver que havia sido retirado um pedaço do painel do avião e estava aberto um livro que os pilotos estavam pesquisando, provavelmente, tratava-se do manual do avião em questão. Esta é uma cena não recomendável que seja presenciada pelos passageiros, pois, pode causar pânico nas pessoas mais nervosas. Muitos passageiros rezavam, outros reclamavam, a situação estava fora do controle da Tripulação. Uma Anarquia!
Já ao final dessas 4 horas de infindável espera, uma passageira perguntou a um membro da tripulação “comissário de bordo” Por que razão o Comandante não cancela este Vôo? A resposta foi: ( “Por que isto foge da alçada do Comandante, aqui em Imperatriz não tem estrutura para comportar todas as pessoas deste Voo em hotéis”) Ou seja, dava para entender que havia duas opções para o Comandante do Voo: Decolar ou Decolar.
Há todo momento os Comissários diziam para os passageiros sentarem-se, sem exagero nenhum, era realmente a todo o momento, e os comissários contavam e recontavam quantos passageiros havia na aeronave.
Por fim, para piorar, começaram a encher de mais passageiros que pertenciam a um outro Voo de Imperatriz para São Luís (segundo relatos destes passageiros que entraram em Imperatriz) que havia sido cancelado. Entrou mais passageiro que o número de assentos livres no avião, foi um verdadeiro caos, algumas pessoas que já haviam embarcado no avião tiveram que desembarcar por falta de lugar.
Após quatro (4) horas de absurdo caos, o avião decolou para São Luís, mas, uma ou duas passageiras desembarcaram por medo de acontecer um acidente.
A dúvida que ficou para os passageiros foi a seguinte:
O Comandante deste Voo sofreu assédio moral, sendo obrigado a decolar com um avião meia-boca, por falta de infraestrutura em Imperatriz?
Será mesmo que Imperatriz não tem estrutura ou a TAM queria evitar gastos?
Este Avião decolou em condições seguras? Sabemos que ele é todo eletrônico e que sistemas eletrônicos não funcionam se não estiverem refrigerados.
O que vale mais: A vida ou o dinheiro?
Evitei informar os nomes dos tripulantes por que sei que são vitimas como eu e os demais passageiros.
Obrigado(a), espero que o senhor publique e analise minha carta.
Favor, não publique meu nome.”””
Fim da Carta.
Minha Analise:
Vou me dirigir ao (a) passageiro (a) da TAM do Voo JJ 3568 do dia 03/03/2011 como Leitor(a), para facilitar a analise.
Sou Obrigado a colocar como o título deste Artigo a Afirmação:
Voo TAM JJ 3568, foge da alçada do empurrador de Manete de Potência (dito, COMANDANTE)
Mas, o Título deste Artigo poderia ser:
Em Imperatriz e arredores existem Caixões Funerários suficientes para todos os Ocupantes de Voos como o TAM JJ 3568 de 03/03/2011.
Senhor Leitor, infelizmente no Brasil e no Mundo não existem Comandantes, são apenas empurradores de Manete de Potencia para o Jogo de Sorte, Isto que o senhor(a) presenciou é nada mais, nada menos que um Jogo de sorte, exatamente isto, é claro, que a pane continuou e que a vida do senhor(a) ficou dependurada em um sistema sem duplicidade. Se e somente se, o Jogo der certo, a Companhia ganhou a grana dela, se e somente se, der errado, e o senhor(a) perder a vida e a Cia Ganhou um valioso Seguro que paga todas as indenizações e ainda sobra lucro e a culpa, é claro fica para os empurradores de Manete de Potência (ditos, COMANDANTES) para o Jogo de Sorte.
Esta é a realidade. Tão simples e seca como estas palavras.
Vamos aos fatos:
1 – Realmente os comissários devem manter os passageiros sentados, desobstruindo os corredores da aeronave para um possível desembarque de Emergência. Nisto eles estavam corretos. Claro que, é evidentemente loucura deixar os passageiros por quatro (4) horas dentro de uma aeronave, mesmo por que, isto causa o caos que o senhor(a) observou, Caos em uma aeronave é falta de Comando e como o senhor(a) bem verificou, isto é fruto de assédio moral ou a promoção de pessoa não capacitada para o cargo.
2 - O Comandante provavelmente disse que o atraso seria de apenas 5 minutos, pois, ele deveria estar esperando que seria necessário apenas re-armar o Sistema em pane e a aeronave ficaria pronta para o embarque local e logo, decolar para a próxima etapa do Voo, mas, infelizmente não aconteceu o que o Comandante previu e o Comandante de imediato não desembarcou os passageiros para uma verificação mais apurada do problema, evitando assim, que os passageiros ficassem em um desconforto físico e psicológico ao observar exposição dos Sistemas da aeronave.
3 – O Comandante deveria ter tido uma melhor comunicação com a tripulação, para que a tripulação melhor informasse aos passageiros, evitando assim, o desconforto tanto dos tripulantes como dos passageiros, falar a verdade é sempre melhor, o passageiro confia na tripulação e no momento que esta confiança começa a ser perdida começa o Caos. “FALTA DE COMANDO”
4 – Quando os passageiros começaram a andar dentro da aeronave, era a hora atrasada em que o Comandante deveria ter tomado a iniciativa de desembarcar os passageiros, evitando assim, o Caos.
5 – Fica evidente que os Tripulantes estavam usando do artifício de contar os passageiros para mantê-los sentados, isto cria uma antipatia que leva ao Caos. “Desrespeito a Ordem”
O Ato dos todos os Comissários saírem da Cabine dos passageiros, é um ATO CRIMINOSO, pois, se e somente se, acontecesse um incêndio a bordo, “por exemplo” os passageiros estariam desprotegidos para serem guiados em ordem para fora da Aeronave. Evidencia um Caos Completo em decorrência de uma tripulação sem Comando. A TAM mudou muito para pior! Não será uma surpresa que seja acometida por um Acidente Grave.
6 - Por que razão o Comandante não cancela o Voo? A resposta de um dos Tripulantes foi: ( “Por que isto foge da alçada do Comandante, aqui em Imperatriz não tem estrutura para comportar todas as pessoas deste Voo em hotéis”) Ou seja, dava para entender que havia duas opções para o Comandante do Voo: Decolar ou Decolar.
6 -1 – Aqui encontramos o Caos do Caos da Segurança de Voo e a conclusão é obvia e o senhor(a) já bem explicitou, o Comandante NÃO é Comandante, é apenas um Empurrador de Manete de Potência (dito, COMANDANTE) para o Jogo de Sorte. Um tolo, um CRIMINOSO LITERALMENTE. Um ser Humano sem AMOR Próprio, sem medo de MATAR ou de MORRER.
A Explicitação do Empurra Manete de Potência (dito, COMANDANTE) para o Jogo de Sorte da TAM fica evidente nas opções de Decolar ou Decolar. SEGURANÇA DE VOO é Ilusão na TAM.
7 - Deveria ser confirmado se o suposto Voo foi Cancelado, se isto Ocorreu, caberia o senhor(a) pedir reparação na justiça, mas, o fato é que, a Justiça,( conforme pode ser visto nos meus Blogs Flight Safety by Roberto Milán e A Tribuna de Roberto Milán ) é completamente conivente com esta situação caótica, ONDE ESTÃO os JUIZADOS dos AEROPORTOS? Pelo Jeito muita gente procurou os Juizados dos Aeroportos e simplesmente foram retirados. A Diretora da Anac que MENTIU para a JUÍZA Liberar a Pista de Congonhas está Presa? Claro que não, a Justiça é Corrupta, o Ministério Público só acusa corruptos que saem do Esquema de Corrupção.
8 - Bem fez a passageira ou passageiros que desembarcaram, foram mais Comandantes que o suposto Comandante da TAM.
9 – Respostas das suas Perguntas:
9 -1 - O Comandante deste Voo sofreu assédio moral, sendo obrigado a decolar com um avião meia-boca, por falta de infraestrutura em Imperatriz?
Resposta: Sem dúvida, não acredito em Assédio Moral, os Pilotos poderiam ser Aviadores e não se submeterem a assédio moral, mas, preferem o Dinheiro e descartarem a Segurança de Voo. O Pilotos tem o poder de parar, só que são TERRORISTAS que voam por puro prazer e dinheiro. Não tenha pena, são Pilotos Criminosos.
10 -1 Será mesmo que Imperatriz não tem estrutura ou a TAM queria evitar gastos?
Resposta: NEM que não tivesse estrutura, Um COMANDANTE tem que ZELAR PRIORITARIAMENTE pela SEGURANÇA DE VOO, mas, certamente em Imperatriz e arredores tem estrutura e se não tivesse, que os Passageiros fossem enviados por terra para São Luís ou que a TAM fretasse ou ainda enviasse outra aeronave para retirá-los de Imperatriz. O Importante é Preservar a Segurança de Voo, a Vida. Mas, segundo a Lógica da TAM, isto é Prejuízo. Ter Comandante na TAM é Prejuízo.
11 -1 Este Avião decolou em condições seguras? Sabemos que ele é todo eletrônico e que sistemas eletrônicos não funcionam se não estiverem refrigerados.
Resposta: Ficou CLARO com a Resposta do Tripulante de que, a Segurança de Voo foi colocada de lado e a Insegurança de Voo, PREVALECEU!!! Provavelmente a Aeronave deve ter decolado sem Sistema sobressalente, Provavelmente voaram como se um Motor estivesse Desligado. PAROU este MOTOR, a AERONAVE Voa até atingir o Chão, Tão Simples como isto!!!
12 -1 O que vale mais: A vida ou o dinheiro?
Resposta: Para o Comandante (Digo, Empurra Manete de Potencia para o Jogo da Sorte da TAM), vale mais o DINHEIRO!
A respeito do Seu comentário: Evitei informar os nomes dos tripulantes, por que sei que são vitimas como eu e os demais passageiros.
Eu Respondo: O senhor(a) e os Demais Passageiros são, mas, os Tripulantes, sabem os riscos que correm, tantos os Tripulantes Técnicos como os Tripulantes de Cabine, eles gostam de Dinheiro e da Emoção de estarem no Jogo das Empresas, eles podem parar esta roleta Russa a hora que eles quiserem, a maior Prova foi o que aconteceu no Final do Ano.
Eles fizeram a Escolha deles, infelizmente pessoas inocentes como o senhor(a) pagarão com suas vidas pelos Corruptos EMPURRADORES de Manete de Potência (dito, COMANDANTES) para o Jogo de Sorte.
Se e somente se, a TAM do Comandante Rolim do Passado visse o que é a TAM de Hoje, a TAM do Comandante Rolim teria muita VERGONHA da TAM de HOJE.
Muito Obrigado por ter confiado em mim, espero que a minha analise esteja dentro de sua expectativa.
Roberto Milán.
Nenhum comentário:
Postar um comentário